A segunda peça sinfônia do repertório infantil é Carnaval dos Animais (Le carnaval des animaux) criada em 1886 pelo compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), enquanto passava férias na Áustria. Trata-se de uma peça para 2 pianos e orquestra. A peça tem uma duração média de 30 minutos.
Se em "Guia Orquestral para Jovens" de Britten a idéia era apresentar os instrumentos, aqui a obra tenta descrever musicalmente (incluindo narração) diversos animais através de uma suíte em treze segmentos e o "finale". Pela ordem a peça apresenta:
- Introdução e Marcha Real do Leão
- Galinhas e Galos
- Burros (animais velozes)
- Tartarugas
- O Elefante
- Cangurus
- Aquário
- Personagens com orelhas compridas
- O cuco nas profundezas dos bosques
- Pássaros
- Pianistas
- Os Fósseis
- O Cisne
- Final (Carnaval dos Animais)
No Brasil, a Warner lançou nos anos 1990 um VHS deste título sob o nome Festival dos Animais. Não é o melhor trabalho de Chuck Jones e a animação em si é pouco inspirada. Musicalmente então alguns fãs podem se decepcionar já que os segmentos "Tartarugas", "Burros", "O Cuco", "Pianistas" e "O Cisne" não foram usados no especial.
Já em 1999, a Disney lançou "Fantasia 2000" que traz o "Finale" com uma divertida história envolvendo um flamingo e seu ioiô.
Logo abaixo deixo três dos meus trechos favoritos da peça: Aquário, Fósseis (ambos com narração de Roger Moore e o Final (este direto de "Fantasia 2000").
Aquário
Fósseis
Final (Fantasia 2000)
Muito bom o seu blog, eu estava mesmo precisando de repertório para as faixas etárias de 6 a 11 anos e eu achei aqui, muito obrigado!!!
ResponderExcluir