sexta-feira, 22 de maio de 2009

Rio recebe HarpFusion

Vi agora há pouco, no Jornal das Dez na Globonews, um pouco da apresentação do grupo HarpFusion no Rio de Janeiro. Trata-se de um dos destaques do IV Festival Internacional de Harpa. O grupo HarpFusion é espetacular e foi divertido ouvir desde o tema da "Família Adams" até um misto de "Garota de Ipanema" e "Pantera Cor-de-Rosa". O destaque no grupo fica com a presença de Carrol McLaughlin, considera a maior harpista de jazz do mundo. Deixo detalhes do evento e um vídeo da Carrol.



Começa o IV RIO HARP FESTIVAL – IV Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro, já consolidado como o maior do mundo, promovido pela Série Música no Museu. Com o sucesso das edições anteriores, o festival ganha agora duração de quarenta dias, com 82 concertos distribuídos por 25 espaços nobres do Rio, como o Mosteiro de São Bento, a Ilha Fiscal, CCBB, Jardim Botânico, além dos museus, igrejas e centros culturais que tradicionalmente sediam a série.

A festa mundial das harpas reúne mais de 30 harpistas internacionais, oriundos de 25 países, e brasileiros como Maria Célia Machado e Ana Miccolis. Grandes destaques do evento vão para o inglês Andrew Lawrence-King, maior harpista mundial relacionado à música antiga, as francesas Marrielle Nordman e Catherine Michel, a espanhola Maria Rosa Calvo y Manzano, a canadense Rita Costanzi, a tcheca Jana Bouskova e Carol McLaughlin, em apresentação solo e com seu extraordinário conjunto de harpas HARPFUSION. Formado por 15 instrumentistas, o HARPFUSION realiza dois concertos no Auditório Leopoldo Miguez, da Escola Nacional de Música.

O Festival atinge outras cidades brasileiras, realizando 9 concertos em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Belém e Manaus. No Rio, harpistas ministram masterclasses na UNIRIO e no Conservatório Brasileiro de Música, e, popularizando o instrumento, realizam recitais em diversas estações do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário