domingo, 15 de março de 2009

Max Steiner - o pioneiro das trilhas de cinema


Se você curte trilhas de cinema, certamente já ouviu alguma trilha deste mestre. Não ouviu? Pois sinta-se obrigado a ouvir e, permita-me a "forçação de barra", a gostar. Estou falando de Max Steiner (1888-1971), pioneiro do estilo clássico das trilhas de Hollywood.

Nascido em Viena, teve educação musical clássica. Já em Nova York, trabalhou por 11 anos como diretor musical, arranjador, orquestrador e regente de operetas e musicais da Broadway. Em 1929, foi para Hollywood onde orquestrou um versão européia do filme "Rio Rita" para a RKO. O sucesso chegou, entretanto, com a trilha de "King Kong" (1933). Desde então, compôs centenas de trilhas para cinema como "E o Vento Levou" (Gone with the Wind - 1939), "Casablanca" (1942) e diversas aventuras de Errol Flynn.

No YouTube há uma montagem com várias trilhas clássicas de Steiner. Preciso confessar que adoro a trilha do clássico "As Aventuras de Don Juan" (The Adventures of Don Juan - 1949), uma espécie de pastiche e "crítica" bem humorada aos filmes desse estilo (trailer). Aproveitando o post sobre "Os Goonies", na cena em que o feioso Sloth desce pela vela do navio pirata, é tocado justamente o tema musical de "Don Juan". Perfeito!

Está aí o vídeo com os trechos de Steiner!

Nenhum comentário:

Postar um comentário