terça-feira, 10 de março de 2009

Introduction - Apresentação


Olá! Muitos me conhecem pelo site Animagic, o primeiro dedicado exclusivamente ao cinema de animação.

Mas como muita gente vai entrar no blog não pelo site, então cabe uma rápida apresentação.

Meu nome é Celbi Vagner Pegoraro, paulistano, jornalista e pós-graduando em Política e Relações Internacionais, pesquisador de temas que variam da política, televisão, animação até o mundo da música. O interesse por música não é a toa. Minha família (mais o lado paterno) tem várias gerações de músicos. Meu pai, João Carlos Pegoraro é maestro e arranjador, minha avó Suzana é pianista e grande entusiasta da boa música. Minha tia-avó Cida é uma grande concertista (é um barato participar dos saraus de música clássica). Minha avó conta que meu tio também estudou piano e meus primos também têm forte ligação musical.

Sobre minha educação musical, comecei aos 6 ou 7 anos (depois preciso conferir isso) e fui até os 16 passando por órgão elétrico, piano e teclado. E passei por todo tipo de estudo tendo o meu pai como professor ... das músicas mais simples, passando por estudos clássicos (Bartók), exercícios de improvização em jazz e finalmente toquei alguns temas de cinema (notoriamente Disney, que era meu maior interesse). Dito isso, é preciso afirmar que eu não sou músico! Para ser músico é preciso ter dom e grande interesse para seguir em frente com os estudos. E dentre as possibilidades da verdadeira educação musical está entre outras coisas a apreciação estética musical, da qual fui grande beneficiário após anos de estudo e ouvindo boa música.

O propósito deste blog é dividir com vocês opiniões pessoais e dicas de boa música. E servir como laboratório para uma futura pesquisa envolvendo música brasileira. Serão posts sobre música erudita, popular, música de cinema e televisão, curiosidades, alguns off-topics (por que não?) e reflexões a cerca da educação musical e da crítica de arte (aí com o viés jornalístico). E, quando possível, alguns vídeos do meu pai mostrando seus trabalhos.

Gostaria de agradecer aos amigos Igor Willcox e Fernando Ventura pelo apoio me dado sobre a minha idéia de pesquisa e criação deste blog. Vida de blogueiro não é fácil e ainda tenho o meu site para tocar. Então atualizações não serão diárias, felizmente. Mas tentarei ao menos publicar alguns posts semalmente.

O nome do blog, Sinfonia Singular, remete a um dos nomes em português da clássica série de curtas de animação Silly Symphonies produzida por Walt Disney entre 1929 e 1939. Foi daí que surgiram grandes personagens como o Pato Donald e o Pluto que ganharam carreira solo. Outros nomes em português para a série foram Sinfonias Malucas e o agora oficial Sinfonias Tolas.

Aos leitores: podem comentar, perguntar, questionar e/ou criticar o que achar interessante - ad libitum (à vontade!)

Abraços.

Para começar bem o blog, o início do filme "Fantasia 2000" com o segmento 5ª Sinfonia de Beethoven (em versão reduzida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário