terça-feira, 10 de março de 2009

Repertório para crianças I - "Guia Orquestral Para Jovens"


Vou dedicar este e os próximos dois posts ao repertório sinfônico geralmente direcionado ao público infantil. São 3 peças muito belas e envolventes e que certamente chamam atenção das crianças e de qualquer um com bom gosto musical. Servem bem para o público "mirim" por serem curtas e escutadas ao vivo então é muito melhor. Como cita o glossário da OSESP:

As crianças são sempre bem-vindas aos concertos e trazê-las é a melhor forma de aproximá-las de um repertório pouco tocado nas rádios e pouco explorado pelas escolas. A partir dos oito anos, já em idade escolar, elas apresentam uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de repertórios específicos e peças que não ultrapassem os 40 minutos de duração.

OK, então vamos dar uma mãozinha (acredito que muitas crianças, pais e interessados que visitam o site Animagic estão lendo o blog) e destacar a primeira das 3 peças do repertório "infantil".

The Young Person's Guide to the Orchestra (Guia Orquestral Para Jovens), opus 34, é uma composição do inglês Benjamin Britten (1913-1976) de 1946 com o subtítulo "Variações e Fuga sobre um Tema de Purcell".

O trabalho é baseado em um tema de "Abdelazar" (de Henry Purcell). A composição começa com o tema sendo tocado de forma grandiosa por toda a orquestra. Logo em seguida, e aí está o lado educacional da obra, vemos o mesmo tema tocado pelas seções individuais da orquestra. Primeiro as madeiras, depois os metais; as cordas e finalmente a percussão. Depois a orquestra toca variações do tema. Normalmente tocado e gravado sem narração, o maestro pode eventualmente descrever os intrumentos (o texto original é do amigo de Britten, Eric Crozier).

Vou deixar os videos abaixo. Primeiro é o vídeo em duas partes do maestro Michael Tilson Thomas regendo "Guia Orquestral para Jovens" com a London Symphony Orchestra. Em seguida, deixarei dois vídeos com narração em português do professor Moisés Cantos.

Parte 1


Parte 2


Agora com a narração em português descrevendo os instrumentos da orquestra:
Parte 1


Parte 2

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Celbi,
    Estava procurando duas obras para oferecer de introdução à música classica a duas pessoas amigas e deparei-me com o seu excelente trabalho sobre o Guia Orquestral de Britten. O outro, que também achei na internet é a obra de Prokofiev "Pedro e o Lobo" que existe em desenho de Walt Disney e narração em português do Brasil e de Portugal! Muito obrigado pelo seu trabalho
    Márcio Couto
    mcouto46@gmail.com

    ResponderExcluir