terça-feira, 10 de março de 2009

Repertório para crianças II - "Carnaval dos Animais"


A segunda peça sinfônia do repertório infantil é Carnaval dos Animais (Le carnaval des animaux) criada em 1886 pelo compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), enquanto passava férias na Áustria. Trata-se de uma peça para 2 pianos e orquestra. A peça tem uma duração média de 30 minutos.

Se em "Guia Orquestral para Jovens" de Britten a idéia era apresentar os instrumentos, aqui a obra tenta descrever musicalmente (incluindo narração) diversos animais através de uma suíte em treze segmentos e o "finale". Pela ordem a peça apresenta:
  1. Introdução e Marcha Real do Leão
  2. Galinhas e Galos
  3. Burros (animais velozes)
  4. Tartarugas
  5. O Elefante
  6. Cangurus
  7. Aquário
  8. Personagens com orelhas compridas
  9. O cuco nas profundezas dos bosques
  10. Pássaros
  11. Pianistas
  12. Os Fósseis
  13. O Cisne
  14. Final (Carnaval dos Animais)
Foram produzidas diversas gravações especiais mas gostaria de destacar duas produções. Em 1976, a Warner Bros. produziu um especial de TV dirigido pelo mestre da animação Chuck Jones apresentando uma versão reduzida do Carnaval dos Animais, tendo como apresentadores e narradores (também pianistas) Pernalonga e Patolino. A música ficou a cargo de uma orquestra regida pelo maestro Michael Tilson Thomas.

No Brasil, a Warner lançou nos anos 1990 um VHS deste título sob o nome Festival dos Animais. Não é o melhor trabalho de Chuck Jones e a animação em si é pouco inspirada. Musicalmente então alguns fãs podem se decepcionar já que os segmentos "Tartarugas", "Burros", "O Cuco", "Pianistas" e "O Cisne" não foram usados no especial.

Já em 1999, a Disney lançou "Fantasia 2000" que traz o "Finale" com uma divertida história envolvendo um flamingo e seu ioiô.

Logo abaixo deixo três dos meus trechos favoritos da peça: Aquário, Fósseis (ambos com narração de Roger Moore e o Final (este direto de "Fantasia 2000").

Aquário


Fósseis


Final (Fantasia 2000)

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, eu estava mesmo precisando de repertório para as faixas etárias de 6 a 11 anos e eu achei aqui, muito obrigado!!!

    ResponderExcluir